Os desafios da arquitetura sustentável
blog img

Sob a moderação de Carolina Piccin, da Sistema Assessoria Ambiental – empresa parceira da Equipotel no desenvolvimento do conteúdo do Fórum que destacou o tema sob o ponto de vista da arquitetura – profissionais apresentaram seis cases de sucesso na implantação de projetos sustentáveis. 

Entre os convidados estiveram Flávia Ralston, arquiteta formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/USP), Marcelo Todescan e Frank Siciliano, sócios do escritório Todescan Siciliano e Arquitetura, e Thiago Maia, designer e sócio da Fibra Design.

No debate, os arquitetos abordaram projetos alternativos para hotéis e pousadas utilizando recursos da bioconstrução, que Flávia Ralston define como a técnica que melhor integra o homem, a natureza e a arquitetura. Várias soluções foram apresentadas, em revestimentos e objetos de decoração, mas o grande desafio, na opinião da moderadora, Carolina Piccin, ainda é cultural. “O consumidor tem de ter a real consciência dos benefícios de uma construção sustentável, sob todos os aspectos. Essa mudança de comportamento vai impactar diretamente em todos os pontos da cadeia produtiva envolvida na questão”. 

Foi senso comum entre os profissionais, no entanto, de que embora ainda haja um longo caminho a percorrer, o Brasil está evoluindo, o preço já não é um fator impeditivo e o mercado oferece soluções acessíveis a qualquer tipo de empreendimento. A afirmação foi ilustrada com a apresentação de seis cases de empreendimentos que já se adequaram aos padrões de sustentabilidade. Segundo Carolina, alguns destinos brasileiros estão mais à frente nesse sentido, marcadamente nas regiões sul e sudeste.

 

Ref:
http://www.revistahotelnews.com.br/portal/noticia.php?req_url=006&id_noticia=1020

Leave a Reply